quinta-feira, 26 de julho de 2012

Prestar socorro na primeira hora evita sequelas e morte


Na hora de prestar socorro é preciso deixar de lado o estresse do momento e o medo de piorar ainda mais a situação, procurando agir corretamente durante uma emergência.

Por isso, em casos de infarto e derrame, acidente de trânsito ou fratura óssea, é imprescindível reconhecer a situação, o que exige calma. Distinguir um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, é fundamental para evitar sequelas e mortes, até mesmo porque no Brasil as doenças cardiovasculares são as que mais causam óbitos.

Para identificar um AVC a dica é simples: basta pedir para a pessoa sorrir. Se um lado ficar um pouco torto é possível que ela esteja sofrendo um derrame. O segundo passo é solicitar que o indivíduo erga os braços por 10 segundos e pedir para que repita uma frase, se um lado ficar mais fraco que o outro e a pessoa não conseguir repetir a frase é preciso que ela seja levada imediatamente para o hospital.

A recomendação é que a ajuda seja dada na primeira hora após o trauma, a chamada “hora de ouro”. Quando a pessoa é atendida nesse período as chances de sobrevivência são maiores. Em caso de AVC cada minuto sem socorro médico diminui as chances de recuperação. Veja a tabela abaixo:

- Quem chega na primeira hora: de cada duas pessoas, uma fica totalmente sem sequelas;
- Quem chega em 1h30: de cada quatro, uma se recupera;
- Quem chega em 3h: de cada sete, uma se recupera totalmente;
- Quem chega em 4h30: de cada catorze, uma fica completamente recuperada;

Já quando a situação é de parada cardiorrespiratória é indicado observar se a vítima está respirando e se possui algo obstruindo a passagem do ar nas vias aéreas. A partir daí inicia-se a massagem cardíaca, com duas compressões por segundo (mais de 100 por minuto), até o socorro médico chegar.



Você sabe o que é o Samu?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é acionado pelo número 192. O ideal é que ele chegue em até 7 minutos para socorrer casos de mal súbito, parada cardíaca, infarto ou AVC. No entanto, se a ambulância demorar demais é necessário pedir ajuda e ir para um hospital. O corpo de bombeiros também pode ajudar, eles atendem pelo número 193.

Veja mais alguns cuidados que devem ser tomados com as vítimas:

- Não mexa em fraturas, apenas cubra-as com pano limpo se estiver exposta;
- Fraturas de crianças costumam ocorrer mais no cotovelo, quando elas caem. Já nos idosos são mais no pulso e no fêmur, pela fragilidade óssea;
- Só remova a pessoa de lugar se houver risco de morte;
- Mexer no indivíduo pode provocar lesões na medula, paraplegia ou tetraplegia;
- Objetos como bengala, guarda-chuva, ripas de madeira e jornais podem servir para amarrar o membro fraturado e virar uma “tipoia”, para controlar a dor e evitar uma piora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...