quarta-feira, 25 de julho de 2012

Envelhecimento pode ser acelerado por fobias



Ter medo de locais abertos, fechados ou altos e aranhas são alguns indícios de que você pode ter ansiedade fóbica, doença que atinge cerca de 8% dos americanos. Considerado como um estresse psicológico, a fobia também pode atingir a saúde física das pessoas de acordo com o estudo Nurses Health Study, que acompanhou 5.243 mulheres entre 42 e 69 anos.

De acordo com o estudo a ansiedade fóbica pode levar ao envelhecimento precoce. Os pesquisadores descobriram que as participantes com maior grau de fobia possuíam marcadores biológicos correspondentes a pessoas seis anos mais velhas. Para chegar a essa conclusão, foram observados especificamente os telômeros, ou seja, as pontas protetoras dos cromossomos que impedem que a informação genética seja perdida durante a divisão celular. Quando envelhecemos os telômeros se encurtam naturalmente, e suspeita-se que esse encolhimento seja resultado da exposição ao estresse oxidativo e a inflamações.

Assim, os resultados da pesquisa demonstram uma conexão entre o estresse psicológico e a ansiedade fóbica, no entanto, os cientistas destacam que não foram realizados testes explícitos para verificar se a ansiedade provoca o encurtamento dos telômeros.

As ansiedades fóbicas começam ainda na infância e são mais comuns nas mulheres, mas podem ser tratadas com terapia. Se for comprovado que as fobias derivam do encurtamento dos telômeros, talvez seja possível limitar o envelhecimento precoce e os riscos da doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...