segunda-feira, 16 de julho de 2012

Região Sul é uma das mais afetadas pela gripe suína


Pelo menos 120 pessoas morreram devido a gripe suína desde o início do ano, número quatro vezes maior que o registrado em 2011, período em que foram registradas 27 mortes. Todavia o Ministério da Saúde ainda não considera o quadro como um surto.

As regiões mais afetadas são as do sul, que já somam 1.023 casos confirmados e 74 mortes, espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Só Santa Catarina abriga 543 casos confirmados e 45 mortes.

O Ministério da Saúde confirmou oficialmente que até 28 de junho ocorreram 790 casos e 85 mortes, entretanto, existe defasagem dos dados, uma vez que os Estados demoram para enviar os dados, o que faz com que esses números sejam atualizados semanalmente.


A região sul tem recebido atenção especial, sendo autorizados o envio de 51 mil caixas de medicamentos para o tratamento da doença para os estados do Sul e São Paulo, medida preventiva que procura evitar que ocorra o desabastecimento do medicamento utilizado para tratamento, o Tamiflu. Além disso, cerca de 1 milhão de doses extras da vacina foram direcionadas a doentes crônicos.

O aumento dos casos são esperados para essa época do ano, por causa da temperatura e umidade, que facilitam a circulação do vírus. No entanto, essa circulação varia de ano em ano, assim como o vírus que prevalece. Em 2011 o vírus que mais circulou foi o influenza H3N2, por isso muitas pessoas ainda não foram expostas ao vírus H1N1 (o da gripe suína).

A proliferação da gripe suína também pode ter como causa o esquecimento da população em procedimentos básicos, como evitar ambientes com aglomeração e higienizar as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...