segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cuidado! 1 em cada 3 adultos sofrem de hipertensão!



Você sabia que 1 em cada 3 adultos sofrem de hipertensão? Essa informação foi levantada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também concluiu esse mal como causa de metade de todas as mortes por derrames e problemas cardíacos no mundo.

Esses dados possuem consequências ainda piores nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, uma vez que países africanos, por exemplo, possuem metade de sua população adulta com hipertensão, o que faz com que a OMS chame a atenção para as chamadas “doenças não contagiosas”.

Pela primeira vez um estudo inclui informações de 194 países, sendo inédita a coleta de dados acerca dos altos níveis de hipertensão em homens e mulheres, assim como de suas taxas de glicose no sangue. Outra constatação feita pela organização é que em países desenvolvidos os índices foram erradicados por meio de diagnósticos e tratamentos baratos, boa notícia para os países em desenvolvimento.

Uma preocupação resultante do levantamento é a respeito da obesidade, já que em todas as regiões do mundo o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008, segundo a OMS. Acredita-se que aproximadamente 500 milhões de pessoas, ou 12% da população mundial, sejam consideradas obesas, sendo o índice mais alto encontrado nas Américas.

O levantamento reorienta o foco da saúde mundial quanto as “doenças não contagiosas”, que são causa de cerca de dois terços das mortes do mundo e, por isso, merecem atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...