sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fique por dentro da Semana Mundial de Amamentação


As Nações Unidas marcam até o dia 7 de agosto a Semana Mundial de Amamentação. Para essa semana foi levantado que até 1 milhão de crianças podem ser salvas por ano apenas com o recebimento do leito materno nos primeiros meses de vida, de acordo com o Fundo da ONU para a Infância (Unicef).

Esse dado é encontrado especialmente em países em desenvolvimento e mostra como a amamentação é capaz de prevenir doenças como a diarreia e pneumonia, que matam milhões de crianças todos os anos.

No entanto, apesar se sua importância, a amamentação continua estagnada pelo mundo, já que em 2010 apenas 39% das mães amamentavam, 7% a mais que os dados de 1995.

Os benefícios do leite materno são tanto físicos, quanto econômicos. A mãe que amamenta fica protegida contra o câncer de mama, uma vez que a incidência deste câncer entre essas mulheres é menor, além disso, é uma opção barata, gratuita.

A semana é voltada para a promoção desses benefícios entra as mulheres, afim de salvar cada vez mais crianças. Por isso, a Rede Cegonha, programa lançado pelo governo no ano passado para melhorar a assistência a gestantes e bebês na rede pública, tem divulgado a Semana Mundial da Amamentação, que no Brasil conta com a participação da cantora Wanessa Camargo e seu filho, garotos- propaganda da iniciativa. De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto Rede Cegonha já permitiu a redução de 21% das mortes maternas. Veja o vídeo abaixo, elaborado pelo Ministério da Saúde:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...