quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pré-natal do papai visa saúde do homem por meio da paternidade


O Ministério da Saúde, em reunião com diversos especialistas, definiu uma espécie de “pré-natal do papai”, procurando melhorar os indicadores de saúde dos homens. A ideia é padronizar as estratégias e recomendações em todas as unidades básicas de saúde do país, sendo que a proposta já se encontra em andamento em algumas cidades. 

O objetivo é incentivar a participação dos pais no pré-natal, parto e pós-parto, procurando divulgar a importância em cortar o cordão umbilical do bebê, ajudar no primeiro banho das crianças e divulgar o direito dos pais em acompanhar o parto. Além disso, o pré-natal masculino tende a aproximar o pai do cuidado preventivo, sendo estimulado a fazer exames de aids, sífilis e hepatites virais e consultas com médicos cardiologistas e urologistas.

Também são oferecidos horários alternativos do funcionamento dos serviços de saúde, como sábados e terceiro turno, voltado para consultas, atividades em grupo e visitas às enfermarias, facilitando, desse modo, a presença dos pais que trabalham.

Tudo isso com o intuito de destacar também a importância da saúde do homem, que segundo estatísticas vivem oito anos a menos do que as mulheres, encabeçam o dobro de casos de mortes cardíacas, fumam e bebem em dobro, o que faz com que sejam maioria em casos de câncer de pulmão, boca e laringe, sem esquecer que englobam 80% dos mortos em acidentes de trânsito.

E você, futuro papai, o que acha disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...