sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tratamento antienvelhecimento pode causar danos à saúde


O Conselho Federal de Medicina divulgou semana passada parecer em que condena o uso de hormônios para tentar atrasar o envelhecimento. O tratamento é chamado de antienvelhecimento ou “antiaging” e envolve a oferta de hormônios a pacientes que possuem níveis dessas sustâncias normais para sua idade.

O objetivo é que juntamente com vitaminas e antioxidantes a dose extra de hormônios estimule o organismo a responder como fazia antigamente, recompondo a massa muscular, por exemplo.

Entre os hormônios usados estão a melatonina e o cortisol, responsáveis pelo crescimento, sendo usados também hormônios “bioidênticos”, ou seja, com estrutura igual ao do hormônios natural e que seriam menos danosos.

No entanto, não há comprovação de vantagens práticas, o que gera preocupação, uma vez que o tratamento tem sido usado cada vez mais por jovens adultos e até idosos. Pelo contrário, existem indicações de que a utilização de hormônios podem causar malefícios à saúde, tendo riscos que vão desde a efeitos colaterais simples até desenvolvimento de doenças graves, como câncer.

Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de buscar a fonte da juventude. Já experimentou esse tipo de tratamento? Nos conte sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...