segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vacina contra Hepatite A mantém proteção após 10 anos


Em nova pesquisa publicada no periódico Hepatology, foi concluído que vacinar crianças menores de dois anos contra a Hepatite A garante imunização por dez anos, mostrando que a transferência de anticorpos da mãe não influencia a resposta imunológica à vacina.

Segundo a OMS cerca de 1,4 milhão de casos da doença acontecem no mundo todo ano. A doença afeta o fígado e é comum em regiões com más condições sanitárias, o que faz com que a ingestão de comida e água contaminadas pelo vírus seja mais comum.

Nos últimos 20 anos os casos de Hepatite A nos Estados Unidos caíram 90%, somando cerca de 20 mil novos casos a cada ano, declínio atribuído à vacinação rotineira de crianças entre 12 e 18 meses. Assim, foi investigado pelos pesquisadores se os anticorpos da mãe poderiam impactar na proteção da vacina. Para isso, avaliaram-se crianças saudáveis com seis meses de idade, em que as mães foram testadas para constatar os anticorpos da Hepatite A.

Foram testadas 197 crianças, que se dividiram em três grupos: um de 6 a 18 meses, outro de 12 a 18 meses e outro de 15 a 21 meses de idade. Os níveis de anticorpos foram medidos com um e com seis meses, sendo acompanhados com três, cinco, sete e dez anos após a segunda dose da vacina.

Concluiu-se que após a segunda dose todos os grupos mostraram sinais de proteção contra o grupo, proteção que permaneceu, na maioria deles, dez anos após a segunda dose. Esse resultado reforça as diretrizes atuais adotadas sobre a vacinação, que consistem em administrar duas doses para todas as crianças a partir dos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...