quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Colesterol alto está associado às doenças cardíacas

Imagem: Running for World

Há tempo que o colesterol representa riscos à população. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 77 milhões de pessoas sofrem com o colesterol alto. As consequências do aumento de colesterol na corrente sanguínea implicam na predisposição para doenças cardiovasculares, como por exemplo, a formação de ateromas - patologia que pode evoluir para outros tipos de doenças cardíacas.

Ter uma dieta com oferta de nutrientes que combatam o estresse e processos inflamatórios auxiliam no controle do colesterol. E isso se traduz em uma alimentação equilibrada, com saladas, frutas, sucos naturais, grãos e cereais integrais. É preciso evitar o excesso de carnes, principalmente a vermelha. A redução do açúcar e de alimentos industrializados também contribui.

Segundo a nutricionista da Clínica Reacciona, Natália da Cunha, o ideal é:

- Trocar alimentos refinados por integrais, como pães, arroz e cereais. As fibras presentes nesses alimentos preparados com farinha integral ao invés da branca, como também em cereais como a aveia e sementes como a linhaça, tem o poder de controlar os níveis do colesterol sanguíneo.

- O alho e a cebola, são comprovados cientificamente pelos efeitos benéficos na redução dessa dislipidemia. Além das frutas, verduras e legumes em geral, pelos compostos bioativos que atuam de forma positiva para a sua redução.

- Fitoesteróis, contidos na linhaça, soja, amendoim e outros, também contribuem positivamente para a redução do colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...