quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Osteopatia e acupuntura para fibromialgia

Foto: Culturamix

Queixas múltiplas de dores intensas e difusas como fadiga exagerada, distúrbios do sono, dores de cabeça e alterações intestinais são alguns dos sintomas que acometem mais de quatro milhões de brasileiros, através da fibromialgia. A causa é desconhecida, porém, estudos indicam que essa doença pode estar relacionada com o funcionamento intestinal (constipação e/ou diarréia) e está atribuída a fatores somato-emocionais, que são dores relacionadas a processos emocionais vividos.

Nestes casos, o tratamento com a osteopatia foca na origem da dor, como explica Felipe Yamaguchi, osteopata da Clínica Reacciona. “Como as dores são muitas e em lugares variados, identifica-se a que gera mais dor ao paciente, ou aquela que se iniciou primeiro. Com isso, o osteopata analisa se as demais dores podem ter relação com a que é considerada, pelo paciente, a queixa principal e, em seguida, propõe o tratamento”, conta.
Outra forma de tratamento para os sintomas da fibromialgia é a acupuntura - que oferece um reequilíbrio através da inserção de agulhas em pontos estratégicos onde estão localizados os canais energéticos, também conhecidos como meridianos. “A acupuntura melhora a qualidade do sono, estimula a produção de serotonina e endorfina e combate a depressão, a ansiedade e a diminuição da dor”, esclarece a acupunturista, Luciana Meneghel.

2 comentários:

  1. Uma teoria recente diz que a fibromialgia ocorre pois há uma perda na modulação da dor pelo SNC.

    Abs. Leandro A. Sousa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    É sempre bom acompanharmos os novos estudos para melhorar as possibilidades de tratamento.
    Agradecemos pela colaboração.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...