segunda-feira, 6 de junho de 2011

A eficácia da Acupuntura!

Pesquisadores alemães buscaram determinar a eficácia do uso da acupuntura usando exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento.

Os voluntários, divididos em dois grupos, foram monitorados enquanto recebiam estímulos dolorosos, o primeiro recebendo tratamento de acupuntura e o outro não.Os resultados indicaram que a acupuntura é realmente eficaz contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, masdetectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.

Comparando as imagens e os dados obtidos com as sessões de fMRI com e sem acupuntura, observou-se a ativação das áreas do cérebro envolvidas napercepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada sob a ação daacupuntura.

Durante a estimulação sem acupuntura, a fMRI revelou ativação significativa na área motora suplementar contralateral, no córtex somatossensorial, na ínsula bilateral precuneus e no córtex somatomotor ipsilateral. Já durante aacupuntura, a ativação na maioria dessas áreas de processamento da dor nocérebro foi reduzida significativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...