sexta-feira, 3 de junho de 2011

Saúde em questão: um pouco mais sobre Osteopatia

No SAÚDE EM QUESTÃO DE HOJE, uma entrevista com os osteopatas Gabriel Boal e Felipe Yamaguchi, proprietários da Clínica Reacciona de Piracicaba, ambos especializados pela Escola de Osteopatia de Madrid, para entendermos melhor sobre a técnica da Osteopatia que não tem restrições e garante um tratamento rápido e eficaz.

Como é o tratamento realizado com o uso desta terapia e em que casos ela é recomendada?
Resposta – O osteopata procura integrar todas as regiões do corpo e não somente o local da queixa de dor. Para isso, são utilizadas técnicas específicas para cada tipo de tecido. A osteopatia é recomendada nos casos de dor em geral. Dores na coluna (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia), tendinites e bursites, LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/doenças ósteo-musculares relacionadas ao trabalho), síndrome do túnel do carpo, dores de cabeça e enxaquecas, patologias nos MMSS E MMII (membros superiores e inferiores) e disfunções viscerais.

O que a difere da fisioterapia comum?
R - O tempo de tratamento, normalmente, é mais curto e o foco do tratamento não está no local da dor e sim na origem dela. Por exemplo, uma dor na coluna lombar pode ter sua origem nos pés. Além disso, a osteopatia também não utiliza aparelhos como a fisioterapia convencional.
  
O que um profissional precisa para exercer a função de osteopata?
R - Precisa necessariamente ser fisioterapeuta e ter uma formação completa em osteopatia, abrangendo as técnicas estruturais, cranianas e viscerais.

Quais doenças apresentam resposta 100% positiva, quando tratadas com osteopatia?
R - Todas as dores apresentam uma ótima resposta ao tratamento osteopático, sendo mais comum no consultório, as lombalgias (hérnias de disco) e as cefaléias (enxaquecas).

O que leva um paciente a procurar esse tipo de tratamento?
R - A eficácia do tratamento e a duração, que é relativamente curta. Os sintomas amenizam, dependendo do caso, na primeira sessão. É importante ressaltar também que não necessita de encaminhamento médico e não existe restrição de faixa etária. Tratamos desde recém nascidos até idosos.

A osteopatia ainda é pouco difundida no país.  Por quê?
R - A osteopatia é pouco conhecida por ser uma terapia relativamente nova no país. Existem poucos profissionais atuantes. Exatamente por isso, é que nós, profissionais da Clínica Reacciona, procuramos nos especializar em uma escola fora do Brasil, para colocar em prática, o que há de melhor na área.

Quais os benefícios da filosofia osteopática e qual sua importância para a área da saúde?
R - A melhora da dor e o equilíbrio do corpo como um todo. O paciente se sente bem a partir da primeira sessão. Ela se torna um tratamento rápido e eficaz se comparado a outras técnicas da fisioterapia, trazendo assim, uma economia de tempo e de exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...