sexta-feira, 6 de julho de 2012

Algumas variedades de vinho podem causar enxaqueca


Os admiradores do vinho podem ficar sossegados: um estudo inédito mostrou que a bebida não é responsável pelas crises de dor de cabeça. A pesquisa feita por um neurologista brasileiro foi apresentada no 54º Congresso Americano de Cefaleia e indicou que apenas 33% das pessoas que tomam vinho possuem crises frequentes. Além disso, também foi constatado que variedades da bebida possuem maior potencial para provocar sintomas como a dor de cabeça.

Para o estudo foram selecionados 40 pacientes que estavam em tratamento para enxaqueca e apreciavam o vinho em suas rotinas, tendo episódios de crises após a ingestão da bebida. Cada um tomou meia garrafa de vinho, dos mais diferentes tipos, como Malbec, Tannat, Carbenet, Sauvignon e Merlot, todos da América do Sul.

O intervalo da ingestão era de no mínimo 4 dias e resultou no relato de 33,4% dos participantes afirmando terem tido enxaqueca em todas as ocasiões. Já 54% sentiram-se mal em duas ocasiões e 87% tiveram dor apenas uma vez.
O Tannat e o Malbec foram as variedades que mais desencadearam enxaquecas, com 51,7% para o primeiro e 48,2% para o segundo. Isso ocorre pois eles possuem mais tanino, radicais flavonoides responsáveis pela cor escura da bebida, aliás, mesmo composto que torna o vinho saudável para o coração, no entanto, também pode provocar mobilização súbita da serotonina, desencadeando a enxaqueca. Já o Carbenet, Sauvignon e Merlot somaram apenas 30%.

Os pesquisadores afirmam que o abandono do vinho devido às crises pode ser evitado com outras medidas, como a não ingestão da bebida em contextos que propiciam a enxaqueca, como beber de estômago vazio e após um dia de estresse. A próxima etapa do estudo é comparar o efeito do Carbenet Sauvignon francês, que possui ainda mais tanino, com o produzido na América Latina.

Entenda o que é enxaqueca 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia é uma doença que afeta os neurotransmissores e atinge 15% dos brasileiros. A crise de dor é desencadeada pois o cérebro fica mais sensível, podendo surgir outros sintomas. A enxaqueca não é uma dor de cabeça normal e ocasional. É preciso ser diagnosticada e tratada por um especialista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...