quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cafeína diminui risco de câncer de pele


A forma mais comum de câncer de pele pode ser evitada por meio da ingestão de cafeína segundo estudo publicado na revista Cancer Research. O artigo foi elaborado pela Associação Americana de Pesquisa do Câncer e constatou que quanto mais cafeína for consumida, menor é o risco de desenvolver basalioma, ou carcinoma de células basais (basocelular), um popular tipo de câncer.

Foram analisados 112.897 participantes, sendo que 22.786 desenvolveram basalioma nos 20 anos de acompanhamento do estudo. Durante esse período foi feita uma associação entre o consumo de café e o risco de carcinoma de células basais.

Também foi observada uma relação inversa entre a ingestão de cafeína de cafés, chás, bebidas gaseificadas e chocolate e o risco de basalioma, no entanto, não houve nenhuma associação com o consumo de café descafeinado.
Todavia, apesar da boa notícia para os amantes do café, a cafeína só diminui o risco do basalioma. O estudo concluiu que não existe nenhuma associação com outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma de células escamosas e o melanoma, os dois tipos mais mortais.

Dos 112.897 participantes incluídos na análise, houve apenas 1.953 casos de carcinoma de células escamosas e 741 casos de melanoma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...