quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A fisioterapia também atua na pele


Você sabia que a fisioterapia também pode atuar na recuperação física, estética e funcional da pele, além de promover sua cicatrização? Isso é possível por meio da chamada Fisioterapia Dermato-Funcional que trata distúrbios dermatológicos e estéticos, atuando principalmente em alterações estéticas faciais e corporais, como distúrbios endócrino-metabólicos, úlceras venosas e queloide, pré e pós-operatória de cirurgia plástica.

Para o tratamento o fisioterapeuta utiliza meios físicos e técnicas terapêuticas como drenagem linfática manual, eletroterapia, técnicas manuais, RPG, entre outros. Esses procedimentos são eficazes nos cuidados no pré e pós-peratório, em que a cirurgia plástica pode apresentar resultados estéticos não satisfatórios.

Assim, por meio da fisioterapia é possível acelerar o processo de recuperação da pele e controlar complicações comuns, como o aparecimento de cicatrizes. Quando o tecido é submetido a uma cirurgia, acaba sofrendo algum tipo de lesão que é restaurada através da reparação tecidual, o que pode ocasionar edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose). A fisioterapia auxilia o processo de reparação tecidual, possibilitando uma recuperação mais rápida.

A Fisioterapia Dermato-Funcional ainda atua na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo e queimaduras. A prática de procedimentos estéticos pela fisioterapia, fez com que surgisse uma nova leva de profissionais que tem como objetivo tratar distúrbios estéticos. A diferença é que o fisioterapeuta leva em conta seus conhecimentos específicos em anatomia e fisiologia, fazendo com que o tratamento seja avaliado mais a fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...