quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alimentação para diabéticos


Antes de falar sobre alimentação para diabéticos é preciso diferenciar os tipos de diabetes. Você sabe quais são? Existe a Diabetes tipo 1, que pode ser diagnosticada ainda nos primeiros anos de vida, sendo tratada por meio da aplicação de insulina. Já a Diabetes tipo 2 é desenvolvida ao longo dos anos tem , podendo ser causada por fatores genéticos ou pelo estilo de vida da pessoa. Além desses tipos, não podemos esquecer da pré-Diabetes, encontrada em pessoas que começam a ter resistência no funcionamento da insulina, o hormônio que coloca o açúcar dentro das células, mas ainda não foram diagnosticadas com a doença.

Agora que sabemos os diferentes tipos, outra informação indispensável é que ela é uma doença crônica, que apesar de não possuir cura conhecida, atualmente pode ser controlada tranquilamente, uma vez que o paciente diabético consegue conviver com a doença quando acompanhado por um tratamento adequado. Para isso é preciso alguns cuidados na alimentação, sendo fundamental a orientação de um nutricionista.

Geralmente é recomendado a retirada total do açúcar mascavo, cristal e orgânico e do mel, assim como a restrição aos carboidratos durante a refeição, o que pode ser uma grande mudança para muitos. Evitar misturar arroz, batata, mandioca, macarrão, entre outros, vira regra na dieta do diabético.  Por isso, os nutricionistas recomendam que os carboidratos sejam trocados pelos carboidratos integrais, que possuem fibra, ajudando a liberar o açúcar no sangue aos poucos e a controlar os níveis glicêmicos no sangue.

Também é indicado o consumo de três frutas por dia, no entanto, de forma fracionada, uma a cada três horas. Outra alteração importante é relacionada aos vegetais: eles se tornam os protagonistas da refeição, podendo ser consumidos à vontade. Todavia, o mais importante é aceitar a doença, o que torna mais fácil a adaptação à nova dieta. Aceitando-se como diabética, a pessoa consegue controlar a quantidade de alimentos consumida e seguir com mais compromisso as orientações feitas pelo nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...