sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O poderoso morango


O morango é uma fruta europeia que acabou se adaptando ao clima brasileiro, caindo no gosto de muitos brasileiros, um dos motivos de sua produção ser feita em larga escala entre os meses de junho e dezembro, sendo a fruta dessa estação. Essa produção faz com que a fruta seja encontrada nas feiras livres com um preço super acessível, em torno de R$2,00 a caixa.

No entanto, o fácil acesso não é o único benefício do morango. Entre suas características está o fato de ser um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, favorecendo o funcionamento do cérebro, já que atrasa o declínio cognitivo em até dois anos e meio, segundo estudo feito pela Universidade de Harvard.
Além disso, ao ingerir a fruta fortalecemos nosso organismo contra os radicais livres, que aceleram o envelhecimento, levando a doenças cardiovasculares e danificando o DNA das células, o que ocasiona alguns tipos de câncer. Outro benefício é a quantidade de potássio, mineral que ajuda a evitar a retenção de líquidos, e de vitamina C, que reforça o sistema imunológico e favorece a formação de colágeno, presentes no alimento.

A presença de fibras solúveis e insolúveis também é um diferencial, colaborando para o bom funcionamento do intestino e redução do mau colesterol. No entanto, qualquer tipo de exagero é prejudicial! O morango contém ácido oxálico, que em excesso reduz a absorção de ferro e cálcio, ocasionando cálculos nos rins e na bexiga, principalmente em quem tem predisposição.

Anti-inflamatório, anti-envelhecimento, evita a retenção de líquidos, reforça o sistema imunológico e favorece a formação de colágeno... não tem por que deixar de comer essa fruta! Já comprou sua caixa de morango?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...