segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sabia que as verrugas são causadas por vírus?


A verruga é um problema de pele comum, mas exige alguns cuidados. Retirá-la em casa é um deles, uma vez que isso aumenta a chance dela se espalhar pelo corpo, pois é causada por um vírus, o que facilita sua transmissão.

Você já deve ter ouvido falar do HPV, vírus que causa verrugas e é sexualmente transmissível, todavia, nem todas as verrugas são transmitidas pelo ato sexual, pelo contrário, qualquer contato com a pele pode ser suficiente para sua transmissão. 

É por esse motivo que é comum a pessoa ter uma verruga próxima a outra. A melhor forma de evitar essa proliferação é não mexer, já que o sangramento faz com que ela se espalhe. Assim, para retirá-la, é imprescindível procurar um médico.  

Normalmente o HPV se cura sozinho, sendo eliminado do corpo, entretanto, há subtipos mais agressivos que os das verrugas. Esses subtipos causam lesões e podem levar ao câncer, sobretudo no colo do útero e no pênis, ou seja, para evitar esses subtipos o mais recomendado é o uso da camisinha.

Também é necessário saber que nem tudo é verruga. Muitas vezes aquelas bolinhas que se formam no pescoço são na verdade pólipos, sinais benignos, assim como, a popularmente conhecida “pinta de bruxa”, denominada pela medicina como nevo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...