segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tomar sol ajuda a combater deficiência de vitamina D



Foto: Homem com H.
Apesar do sol ser o grande inimigo da pele, o médico norte-americano Michael Holick, professor da Universidade de Boston, afirmou, no 17º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, em São Paulo, que alguns minutos sob o sol, e sem proteção solar, podem prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 1, doenças cardíacas e até esclerose múltipla.

Alguns estudos mostram que o protetor solar é capaz de reduzir em 98% a síntese de vitamina D, vitamina produzida especialmente por meio da exposição ao sol. Ficar entre 10 a 15 minutos exposto aos raios do sol resultam em 3000 unidades de vitamina D, enquanto o consumo de 100g de salmão fornece em torno de 600 a 1000 unidades.

Mesmo o Brasil sendo um país tropical é muito comum as pessoas terem deficiência dessa vitamina! Uma pesquisa publicada no periódico Clinical Nutrition e realizada em 2010 observou que em São Paulo em torno de 78% da população de 18 a 90 anos apresenta essa deficiência ao final do inverno. Já no verão o quadro muda e o índice cai para 37%, no entanto, ainda é considerado alto. 

Mas você sabe o que a vitamina D faz? Ela auxilia o organismo na absorção do cálcio, prevenindo o raquitismo (em crianças) e a osteoporose (em adultos). Além disso, outros benefícios são associados ao nutriente, como a prevenção de diabetes tipo 1, esclerose múltipla e Alzheimer.

Holick também afirma que a vitamina D melhora o fluxo sanguíneo, o que garante menor risco de doenças cardíacas e hipertensão, tendo também atuação no sistema imunológico e na liberação de serotonina. 

No entanto, apesar da exposição ao sol beneficiar a produção dessa vitamina, é preciso cuidado! Os raios de sol continuam responsáveis pelos cânceres de pele. Por isso, é importante saber que os horários mais indicados, em que a vitamina D é mais produzida, são das 11h às 15h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...