terça-feira, 26 de abril de 2011

Magnésio para o controle da glicemia

Pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte avaliaram pacientes com diabetes tipo 2 e concluíram que a função renal influencia os níveis de magnésio no plasma e que este mineral participa do controle da glicemia.

O objetivo deste estudo foi avaliar a ingestão e os níveis plasmáticos de magnésio em pacientes com diabetes tipo 2, a fim de identificar os parâmetros relacionados à glicemia de jejum e magnésio no plasma.

O estudo avaliou 51 pacientes com esse tipo de diabetes. Após análises estatísticas, foram observados que os parâmetros que influenciaram a glicemia de jejum foram a ingestão dietética de magnésio e suas concentrações urinárias e plasmáticas.

Os resultados mostram que a função renal pode levar a hipomagnesemia e que essa condição, juntamente com a baixa ingestão de magnésio, pode induzir o aumento de glicose no sangue. A hiperglicemia em longo prazo em pacientes com diabetes tipo 2 aumenta o risco de complicações crônicas, como nefropatia, que pode exacerbar a hipomagnesemia e agravar as condições clínicas.

Assim, a adequada ingestão de magnésio é essencial para indivíduos com diabetes tipo 2. Alguns alimentos que contêm magnésio são: amêndoas, pistache, tofu, caju, avelã e acelga cozida.

Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...